Otimização de Websites

Otimização de Websites - SEO

A otimização de websites ou SEO – Search Engine Optimization, consiste em um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu website nos resultados dos mecanismos de buscas e, consequentemente, reconhecimento da marca e aumento no volume de vendas.

Estar entre os primeiros significa possuir um website bem estruturado, atrativo e com conteúdo relevante, gerando um tráfego qualificado, fazendo com que os produtos e serviços que você está oferecendo estejam à frente dos outros.

Existem diversas técnicas para se conseguir um bom ranking organicamente. São vários detalhes, que em conjunto, farão com que você tenha um website interessante, usável e, como consequência, bem posicionado no resultado das buscas.

Considerando que 91,5% dos websites acessados, através de uma busca, estão na primeira página de resultados [1], é primordial ter uma forte presença nos resultados das buscas, pois o padrão Google é mostrar de 10 a 11 resultados por página.

Estratégia de Otimização de Websites.

Um bom projeto de otimização de website deverá contemplar as seguintes etapas e atividades:

Análise Estratégica.

Nesta etapa serão desenvolvidas as atividades de: i. análise e diagnóstico da situação existe, ii. identificação das necessidades e expectativas dos interessados, iii. análise da concorrência, iv. estudo e recomendação das palavras-chave, v. definição do plano de ação e cronograma de execução.

Onpage SEO.

As atividades Onpage SEO caracterizam-se pelo desenvolvimento da parte técnica da otimização, com o objetivo de adequar e alinhar o seu website com as políticas e regras dos mecanismos de busca e, principalmente, melhorar o seu posicionamento nos resultados das pesquisas.

Nesta etapa é feita uma minuciosa análise visando à limpeza, simplificação, organização, adequação e otimização dos seguintes elementos: código fonte, títulos, heading tags, meta tags, texto e destaques, aplicação de palavras-chave, imagens, URLs, mobile-friendly, microformatos, sitelinks, robots.txt, etc.

Nos requisitos design, estrutura e organização do website, a qualidade do conteúdo é tudo para um website, por isso é fundamental pensar nele de forma profissional, quanto mais usável o site for para o usuário, melhor ele também será para os indexadores e para o ranqueamento. O bom conteúdo propicia reações de sentimento positivo e compartilhamento nas mídias sociais e o mau conteúdo pode até ocasionar penalizações por parte dos mecanismos de buscas.

A criação de conteúdo totalmente orientado à palavra-chave é um fator determinante para a relevância de suas páginas na web.

Offpage SEO.

Fazer otimização envolve um bom trabalho de marketing, para aumentar a popularidade da sua empresa e de seus produtos junto ao público alvo. Portanto, nada melhor do que, quando os outros falam bem de você ou ou te usam como referência.

Isso também vale para os websites. Quanto mais outros websites se referenciem ao seu, melhor o seu rankeamento. Para isso, nada melhor do que os links de qualidade.

A construção de links ou link building abrange um conjunto de estratégias com o intuito de incrementar a reputação e a relevância das páginas de um website. Nos serviços prestados pela Conectiva são analisados e otimizados os links buildings internos e analisadas as possibilidades de links buildings externos (backlinks e links recíprocos).

Quanto às menções sociais, embora exista muita controvérsia sobre o assunto, nossa opinião é de que mesmo que a reputação das principais redes sociais não seja levada em consideração pelos mecanismos de buscas, elas devem ser consideradas, porque uma boa parcela do seu público alvo deve estar presente nessas redes e você deve alcança-los.

Já quanto ao marketing de conteúdo, a regra principal é não só se pensar na criação de um blog. A criação de conteúdo também deve levar em conta outros fatores, como originalidade, relevância e a qualidade do texto. Nesse aspecto é fundamental que o conteúdo seja original e relevante.

[1] Fonte Chitika em estudo divulgado em Junho/2013 (http://www.chitika.com).

Conheça nosso portfólio de serviços.

Neste segmento, além das atividades de otimização de websites - SEO, de acordo com a sua conveniência, a Conectiva poderá oferecer outros serviços, tais como: